Holter 24 horas

em Orientações para exames

Exame complementar que visa monitorar os batimentos do coração por 24 horas em busca de anormalidades, em especial os diversos tipos de arritmias cardíacas.

O exame de Holter 24 horas pode ser solicitado para investigar sintomas como palpitações, dores no peito, tonturas e desmaios, além de ser útil para avaliar risco cardíaco em pacientes com doença cardíaca já conhecida e para esclarecer algumas alterações de exame físico ou do Eletrocardiograma de repouso, mesmo quando não houver sintomas.

Como é o exame?

Consiste na colocação de quatro eletrodos na pele, os quais são conectados a um pequeno gravador. O paciente vai para casa com este dispositivo, procura manter sua rotina habitual e retorna no horário combinado para retirá-lo.

De preferência vir para o exame com vestuário em duas peças que sejam largas e confortáveis (evitar vestidos), pois é necessário expor o tórax para colocação dos eletrodos.Durante as 24 horas do exame, orienta-se não tomar banho, para não molhar o aparelho, nem desconectá-lo precocemente.

Solicitamos que se tenha cuidado com o aparelho, em especial não puxar os cabos, não deixar cair, não molhar ou sujar o gravador. Estes cuidados visam manter a qualidade da gravação do seu exame, bem como preservar o dispositivo para futuros exames.

Durante o período, procure preencher o diário de sintomas que será entregue. Isto visa correlacionar os achados do exame com a atividade ou sintoma do momento e tem importantes implicações. Por exemplo, uma palpitação prolongada que ocorra durante um momento em que o traçado do exame é completamente normal, pode ajudar o médico a definir se o sintoma tem ou não origem em uma arritmia.

Portadores de marca-passo podem fazer o exame?

Sim, o Holter não interfere com o marca-passo. Se possível, trazer a carteirinha do aparelho e a última programação do marca-passo impressa no dia do exame. Isto ajuda na realização de uma análise mais precisa da gravação.

Há alguma restrição ao uso de aparelhos eletrônicos durante o exame?

De um modo geral não. Celulares, computadores, micro-ondas e eletrodomésticos podem ser utilizados normalmente.