Estresse

em Doenças comuns

O que é Estresse

O estresse é um sentimento que faz parte da nossa rotina diária. O seu excesso é que passa a caracterizar uma doença e que se torna um fator de risco para o desencadeamento de doenças cardiovasculares. Caracteriza-se por sensações de irritação, frustração, indignação, nervosismo, medo, desconforto, além de preocupação excessiva e ansiedade.

Sinais e Sintomas

O indivíduo estressado pode apresentar palpitações (percepções anormais no batimento cardíaco), tremores, tonturas, suor excessivo, amortecimento em partes do corpo e respiração acelerada ou, angustiosa. Pode ocorre também boca seca e problemas para engolir. Contudo, estes não são sinais exclusivos de estresse, merecendo uma avaliação mais cuidadosa.

Principais Causas

Ele pode ser associado a momentos importantes e significativos na vida pessoal e profissional sendo desencadeado por situações diversas. Geralmente associados a situações que estão conectados a sentimentos de expectativa ou podendo ainda estar ligado a outras doenças como síndrome do pânico e transtorno obsessivo compulsivo. Pode também aparecer em decorrência de algum efeito colateral de tratamentos medicamentosos. Sentimentos de estresse e ansiedade são comuns também em pessoas que se sentem deprimidas e tristes. A sua causa muitas vezes não pode ser identificada.

Tratamento e cuidados após o diagnóstico

Tratamento e cuidados após o diagnóstico Algumas pequenas práticas, como alimentar-se melhor, praticar atividades físicas, rir mais, dormir melhor, entre outras, ajudam a amenizar o estresse do dia a dia.

Complicações

O estado de tensão mexe com o funcionamento do nosso organismo. A alta liberação de hormônios como a adrenalina e cortisol provocam instabilidade elevando a pressão sanguínea e batimentos cardíacos podendo provocar um infarto ou AVC. Alguns medicamentos podem provocar ou piorar os sintomas de estresse, além do uso de produtos com cafeína, drogas, álcool e tabaco. Quando essas sensações ocorrem com frequência, a pessoa pode ter um distúrbio de ansiedade